quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Tropas =´s
Na sequência de uma conversa laboral apercebi-me que nas forças militares nem todos os homens” bebem do mesmo copo”, isto é: o soldado não se senta à mesa com o oficial e vice-versa.
É sabido que é sobre valor, amizade, camaradagem e coragem que assenta grande parte da doutrina militar, ajudar o companheiro onde for preciso e juntos contribuir para a defesa dos interesses nacionais.
Agora levanto a questão, pois talvez eu não tenha aprendido a matéria sobre evolução humana, mas onde é que existem bases suficientemente alicerçadas para diferenciar o Capitão do general ou o major do soldado, o mesmo será dizer – diferenciar o homem do homem.
Num local onde a união é a pedra fundadora, como é possível existir esta distinção. Os bons lideres conhecem a sua equipa, os bons lideres não abrem caminho à separação, os bons lideres bebem copos com os seus discípulos, os bons lideres vivem os problemas dos seus comandados.
É urgente que se repensem estas formas de actuação, pois é o próprio estado que fomenta esta distinção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
O simbólico e o ritual estão presentes em todos esses processos de diferenciação, que tornam a igualdade um eterno mito, apenas uma utopia. A hierarquização é inerente à condição humana, assim como são as dinâmicas de poder em todos os animais sociais. Concordemos ou não, elas atravessam todas as linhas da vida. Abraço
Ontem a chuva lavou CM dos “carluccianos”...
e
Hoje a sinceridade não é elegante...
Porque
... corajosos são os que saltam para a arena enfrentando o poder da besta ...
... não a turba que bate palmas nas bancadas, se resguarda com os mais fortes, ou se esconde nas
trincheiras...
Quem sabe... talvez já fosse...
Interessante questão! Desde os primórdios que é preciso líderes em comunidades/sociedades. Líder por ser muito inteligente, líder por ser muito forte, líder é líder. Se juntares o líder à mesa com os seus liderandos, todos os dias, o líder perde a "estrelinha de campeão?" Não! Começa a perder credibilidade no meio das massas! O mundo funciona assim, diz-me com quem andas e eu digo-te quem és, tão simples quanto isso. Se um subordinado é muito dotado e perspicaz, por norma chega a líder, por outro lado se ele for sempre um a mais no rebanho, precisa de um líder. Os grandes líderes não participam nas guerras, criam as guerras. Resume-se a uma pirâmide com 2 patamares.
E ir à tropa..não?
Enviar um comentário