segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"Caim"

O clima está mesmo óptimo para apanhar uma constipação, ontem estávamos com o forno ligado, hoje de manhã o forno gelou e tivemos de fazer uso das malhas guardadas há quase meio ano.
Este fim-de-semana fui à terrinha, tudo na mesma, ou quase tudo. Convidaram-me para ir a Badajoz ao cinema, mas neguei-me; bem basta o bombardeio de espanhol que levei durante a infância. Não acho que tenha sido mau, apenas considero que poderia ter o meu inglês mais desenvolvido se não fossem os malditos espanhóis dobrarem tudo.
Deixando “nuestros hermanos” de lado ouvi algures numa emissora de rádio, que o José Saramago lançou um novo livro, por sinal bem controverso.
Não sei se algum dos meus caros amigos já teve oportunidade de ler, mas a temática desta sua recente jóia, é para mim bastante interessante.
O “Nobel” cai a malhar na igreja, mas felizmente para nós e para o próprio, o tempo das fogueiras já lá vai, a inquisição certamente não lhe colocará problemas, não corremos o risco de ver este embaixador nacional, a arder na praça do comercio.

9 comentários:

Três horas da manhã disse...

Tens toda a razão, malditos espanhóis e a sua influência sobre o nosso inglês, devido às dobragens por tudo e por nada!

Fizeste bem em declinar tal convite, acredita.

Também ouvi falar do nosso Nobel, parece que compara a Bíblia com um manual de maus costumes, o qual deveria estar longe das crianças. Em parte, concordo com ele, pois a religião só cria conflitos e mal entendidos, sendo a referida o mal do mundo!
Porém, acho que o nosso Nobel, anda enganado com o prémio que lhe foi entregue, julgo que pensa que foi o da Paz! Isto porque as suas opiniões ultimamente parecem mais serem a de um "Salvador", ora isso até é contradição!

Bem-haja Saramago! Quando a lucidez se mistura com a experiência e a esquizofrenia, dá nisto.

Anónimo disse...

Bajuladores são os piores inimigos...


E os Cains deste país sabendo-se desprovidos intelectualmente para discutir - cultural ou cientificamente - as propostas do saber e da razão...

... bem vêm tentando ao longo de séculos com as armas mais ignóbeis, destruir com as suas línguas de fogo “inquisitoriais” os Abeis que vão encontrando nos seus caminhos ...

Mas virá o tempo :

...em que aqueles que ainda alimentam a sua "glória" , com a humilhação e exploração do seu semelhante, hão-de ver nascer o dia em que, não poderão mais fugir, e terão que vergar-se á justiça da terra e dos homens.

Henrik disse...

Nunca se deve menosprezar a estupidez humana, meu caro!

Henrik disse...

Por acaso, já vi aqui dois comentários e a minha opinião é ligeiramente diferente mas vai no mesmo sentido, parece contraditório mas não é. Em primeiro lugar, há 2 coisas que adoro num escritor: a capacidade de escrever bem e construir narrativas e a segunda, e igualmente importante, a capacidade de provocar. Saramago, odiado e amado, consegue os 2 (acontece que muitos disputam parte da primeira dizendo que ele não pontua, mas claro está Saramago não sendo inovador fez algo que exige muito talento digam o que disserem). A religião só cria conflitos e mal-entendidos? pois depende. Quando se discute religião não se discute realmente religião mas pensamentos e sentimentos humanos e isso sim é que é controverso; além do mais, o que Saramago diz é bem mais simples se alguém já leu o antigo testamento. Por exemplo, desde muito cedo na leitura deparamo-nos com mortes, genocídios, poligamia, é só numerar o crime. O AT é um mostruário dos horrores, pestes, pactos diabólicos, erotismo salomónico, e isso é que Saramago critica. Vi representantes católicos afirmarem que só a ignorância poderia provovar tais afirmações: au contráire! Saramago leu sem dúvida a bíblia e não se limitou a acenar a cabeça em acordo simples e é isso que incomoda: um senhor comunista, ateu, profundamente melancólico, desencantado com a humanidade, e, acrescente-se: sóbrio. Pese embora muitas vezes diga também imensos disparates, mas lá está: humano somente humano.

agil disse...

“a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”? Tenham dó.
/Cheira taantoo a publicidade.

Anónimo disse...

...olha se têm passado por aqui !!!


-Liberdade de Imprensa em Portugal-

Ano - Posição

2006 - 10

2009 - 30


Fonte : Repórteres sem Fronteiras.

Anónimo disse...

Não foi o Nobel Sr. José Saramago que disse ...


... que há actualmente convites para ministros,que são recusados...


... porque não estão para estar, a ser ministros por “uns dias” com Sócrates...


... quando poderão brevemente ser ministros a tempo inteiro com António Costa.

CampoMaiorense disse...

Ola Sr. Zé
venho só informar que tenho novo url para o Campo Maior na Internet.

www.campomaiornanet.blogspot.com

Abraço

luis lourenço disse...

Meu caro,

Boas festas e Um 2010 com boa saúde,paz e amor e belos cheiros no ar.

abraço