quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tropas =´s


Na sequência de uma conversa laboral apercebi-me que nas forças militares nem todos os homens” bebem do mesmo copo”, isto é: o soldado não se senta à mesa com o oficial e vice-versa.
É sabido que é sobre valor, amizade, camaradagem e coragem que assenta grande parte da doutrina militar, ajudar o companheiro onde for preciso e juntos contribuir para a defesa dos interesses nacionais.
Agora levanto a questão, pois talvez eu não tenha aprendido a matéria sobre evolução humana, mas onde é que existem bases suficientemente alicerçadas para diferenciar o Capitão do general ou o major do soldado, o mesmo será dizer – diferenciar o homem do homem.
Num local onde a união é a pedra fundadora, como é possível existir esta distinção. Os bons lideres conhecem a sua equipa, os bons lideres não abrem caminho à separação, os bons lideres bebem copos com os seus discípulos, os bons lideres vivem os problemas dos seus comandados.
É urgente que se repensem estas formas de actuação, pois é o próprio estado que fomenta esta distinção.

4 comentários:

bela lugosi`s dead (F.JSAL) disse...

O simbólico e o ritual estão presentes em todos esses processos de diferenciação, que tornam a igualdade um eterno mito, apenas uma utopia. A hierarquização é inerente à condição humana, assim como são as dinâmicas de poder em todos os animais sociais. Concordemos ou não, elas atravessam todas as linhas da vida. Abraço

Anónimo disse...

Ontem a chuva lavou CM dos “carluccianos”...

e

Hoje a sinceridade não é elegante...


Porque


... corajosos são os que saltam para a arena enfrentando o poder da besta ...

... não a turba que bate palmas nas bancadas, se resguarda com os mais fortes, ou se esconde nas
trincheiras...


Quem sabe... talvez já fosse...

Padre Nostro disse...

Interessante questão! Desde os primórdios que é preciso líderes em comunidades/sociedades. Líder por ser muito inteligente, líder por ser muito forte, líder é líder. Se juntares o líder à mesa com os seus liderandos, todos os dias, o líder perde a "estrelinha de campeão?" Não! Começa a perder credibilidade no meio das massas! O mundo funciona assim, diz-me com quem andas e eu digo-te quem és, tão simples quanto isso. Se um subordinado é muito dotado e perspicaz, por norma chega a líder, por outro lado se ele for sempre um a mais no rebanho, precisa de um líder. Os grandes líderes não participam nas guerras, criam as guerras. Resume-se a uma pirâmide com 2 patamares.

a mesma de há um rato disse...

E ir à tropa..não?