quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Calcanhar Homosexual?


Debruçando um olhar mais atento sobre a Ilíada de Homero, apercebemo-nos das enormes aventuras de um homem semi-deus, que com a sua espada pretende ficar imortalizado. Aquiles, forte como um touro, ágil como um lince, poderoso ao ponto de receber de reis vassalagem, mas será que o seu calcanhar ficou preso na homosexualidade?
Este herói helénico é retratado ao longo da história como um dos mais arrojados de sempre, os seus feitos realmente perduraram até aos nossos tempos, a sua beleza não tão significativa por si mas sim pela bravura que a completava, fizeram dele a personificação do poder.
Nas várias crónicas que relatam feitos deste herói, a sua imagem é de uma virilidade tremenda, a sua masculinidade jamais é posta em causa, os seus feitos falam mais alto que as todas as hormonas masculinas presentes à face da terra, não obstante, entre linhas é possível apercebermo-nos da sua fragilidade amorosa.
Num dos discursos do “Banquete” de Platão, onde se fazem rasgados elogios ao amor, é feita uma menção a Aquiles e à sua vida amorosa e à possível ambiguidade sexual deste, pois apesar de existirem narrativas da sua heterosexualidade, é por Pátroclo que ele parece sentir um amor mais forte.
Ao escrever sobre Aquiles, Homero certamente metaforizou no calcanhar a homosexualidade deste homem, a história fez o resto; camuflou a mancha e realçou o socialmente aceite nos seus vários períodos.

3 comentários:

continuando assim... disse...

é... e fraquejam no tendão de Aquiles
:)

bj
teresa

agil disse...

"Ao escrever sobre Aquiles, Homero certamente metaforizou no calcanhar a homosexualidade deste homem, a história fez o resto; camuflou a mancha e realçou o socialmente aceite nos seus vários períodos."

Não li, mas não tenho ideia de a homossexualidade ser mancha a camuflar, na época! Não quererás referir-te apenas à sexualidade, ou à paixão?

Zé Camões disse...

Ágil,
Não passei a mensagem. A homosexualidade não era mancha na época, pois todos já lemos algo sobre orgias bisexuais em banquetes bem regados. O que eu quis expressar foi simplesmente o facto de estar essa sexulidade escondida por detrás do herói.
É mais agradável e aceitável aos olhos da sociedade ver o Aquiles bem masculino e poderoso do que homosexual, dai eu ter chamado a atenção para este facto oculto ou menos visível se preferires.