quarta-feira, 17 de setembro de 2008


“A Lehman Brothers vai hoje apresentar a declaração de falência na Câmara de Falências de Nova Iorque, depois de perdas de cerca de 3,9 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, devido a depreciações nos seus activos devido à crise no mercado imobiliário.”
Fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=331272


A economia mundial está a atravessar momentos difíceis, o escalar vertiginoso do preço do crude, a precariedade dos empregos ou mesmo a falta destes, e a elevada taxa de juro à habitação, são factores que contribuem para a crise.
No meu ponto de vista, um dos principais culpados por esse facto são os próprios bancos, ou seja, com a sua ganância e protegidos por todos os governos, praticam taxas de juro insuportáveis.
Por necessidade as pessoas adquirem créditos que a vida mais tarde não lhes permite suportar o pagamento da prestação, assim os bancos accionam a hipoteca e ficam com os imóveis, e essa espiral em queda provoca o congestionamento da economia, por uma lado os bancos não recebem o dinheiro, e por outro lado não conseguem vender os imóveis pois não existem compradores.
Temos de travar essa situação, não podemos ser vítimas de usura como temos sido até hoje, todos temos direito à habitação, todos temos o direito a um emprego e a viver condignamente, não podemos ser apenas um brinquedo nas mãos do capitalismo desmedido.

4 comentários:

S. disse...

Já a meu ver há 2 grandes culpados: a banca com as suas taxas de juros insuportáveis, como tão bem disse no seu texto; e as pessoas que se individam loucamente na sede de ter sempre mais e melhor, para o vizinho e os amigalhaços verem... é que a esmagadora maioria dos créditos mal parados nem sequer provêm do crédito-habitação. É mesmo pelo carro topo-de-gama, o LCD, a playstation pró filhote, e as férias em local paradísiaco para as quais se teve que comprar uma nova câmara fotográfico de muitos mega-pixeis, uma máquina de filmar e um iphone para telefonar à familia... tudo a crédito com taxas de 20 ou 30%!
É um mundo de e para "inglês-ver".

Três horas da manhã disse...

O principal culpado, na minha opinião são os consumidores, que tendem a viver acima das suas possibilidades seguindo o espírito consumista.

As pessoas embarcam em "créditos fáceis", refiro-me a Cofidis e afins, deveria existir uma fiscalização sobre este tema, pois existem pessoas q fazem créditos sobre créditos e créditos para pagar créditos.

Espero que isto mude...mas primeiro deverá mudar a mentalidade das pessoas e saberem viverem com o que têm.

Cumprimentos

bela lugosi`s dead (F.JSAL) disse...

O problema é que a globalização ganhou vida própria, está fora de controlo, já não é a globalização das caravelas e dos descobrimentos, lenta e por isso mais facilmente previsível. Actualmente a globalização move-se mais rapidamente que os estados, ultrapassou-os, revoltou-se contra os seus donos. O monstro está solto e ninguém sabe como o parar...a engrenagem está lançada...

Elvascidade disse...

É JÁ AMANHÃ . . .

www.cidadelvas.blogspot.com