terça-feira, 24 de março de 2009

STOP

Alemanha
Neonazis julgados por incitamento ao ódio racial
por Luís Naves.

Hoje
Três responsáveis do partido neonazi alemão NPD enfrentam um tribunal de Berlim acusados de uma campanha racista contra o jogador da selecção alemã Patrick Owomoyela, mestiço de pai nigeriano.
Três neonazis alemães vão ser julgados em Abril sob a acusação de incitamento ao ódio racial. Os réus são dirigentes do partido Nacional-Democrata (NPD), de extrema-direita, a formação neonazi mais extremista da Alemanha.
O caso remonta ao campeonato Mundial de Futebol 2006 e envolve o jogador da selecção da Alemanha Patrick Owomoyela, nascido em 1979, de mãe alemã e pai nigeriano. Owomoyela, actualmente jogador do Werder Bremen, actuou por 11 vezes na selecção alemã, com o número 25. Na altura do campeonato mundial, o NPD difundiu panfletos mostrando uma camisola número 25 onde se dizia que a selecção devia ser branca, não apenas na cor das camisolas.




http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1180084&seccao=Europa



Aos fanáticos e não fanáticos, aos adeptos e não adeptos de futebol dedico hoje a minha postagem.
O futebol deve ser encarado com a seriedade que aporta, no entanto não podemos esquecer que nas nossas vidas não passa de um jogo ou entretenimento se preferirem, no entanto todas as polémicas dentro das quatro linhas, ficam dissipadas quando existem valores humanos misturados.
Infelizmente muita gente utiliza este desporto para promover a violência e incentivar a segregação racial. Nós os adeptos “normais” jamais podemos deixar que o futebol seja entregue a este género de pessoas.

3 comentários:

luis lourenço disse...

muita oportuna a tua postagem...a discriminação racial é intolerável e inaceitável...

abraço

véu de maya

Buda Verde disse...

Hobsbawm diz que no futebol encontramos, de certa maneira, toda os impasses da globalização. a questão da raça e da imigração é visível no futebol, ainda mais no futebol europeu.

abraço.

desculpe a falta aqui, estou estudando feito louco.

abraço

o lavagante disse...

o mundo inteiro sabe a minha opinião sobre essas "pessoas" ainda assim uma coisa é certa:

ah e tal sou nazi, xenófobo e outras coisas que tais mas gosto muito de futebol...pois. E o que seria da liga inglesa ou portugesa, meros exemplos, se não fossem os estrangeiros?

Fica no ar. Gosto de futebol, cada vez menos.

BJ