sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Inconformado




Espero que os meus leitores não fiquem incomodados com a postagem de hoje, mas acredito que este espaço é usualmente frequentado por pessoas inteligentes e justas, será essa justiça e inteligência que as levará a reflectir sobre este assunto com respeito e sem ressentimentos.
Hoje de manhã fiz o costume quando entrei no carro, liguei o rádio e comecei a ouvir as notícias, como é claro o futebol era o assunto dominante, melhor, ao menos não se noticiavam desgraças. Ainda assim uma coisa mexeu comigo.

Sou sportinguista moderado, não me dá prazer discutir de futebol e muito menos entrar em conflito com “Fulano” ou com “Beltrano” por causa dos nossos clubes. No entanto a maior parte da comunicação social bem que me enoja e de veras me irrita.
Ontem jogaram 3 clubes portugueses para a Liga Europa: Sporting, Benfica e Nacional. Destes 3 clubes dois são maioritários no número de simpatizantes em Portugal, assim poderemos chamar ao Sporting e ao Benfica de “equipas nacionais”, dai compreendermos que sejam mais noticiados que os seus congéneres mais pequenos. Agora entre estes dois gostaria de saber porque é que o Benfica é sempre citado em primeiro lugar.
O Benfica jogou em casa contra uma equipa, que para ser verdadeiro nem sei de que país é. O Sporting por sua vez foi jogar à Holanda, que possui um campeonato com alguma qualidade, com 3 equipas históricas tal qual Portugal, e proporcionou um espectáculo com 5 golos, havendo um hattrick de Liedson e a consequente vitória dos verdes.
Meus senhores sejamos imparciais, o Sporting jogou a meio da tarde, o Benfica jogou ao final da tarde, se não apresentarem as noticias por ordem alfabética, que aí o Benfica seria claramente merecedor do primeiro destaque, já que o B vem antes do S, apresentem as mesmas seguindo uma ordem cronológica dos acontecimentos.
Há algum tempo que me questiono se será o Benfica tão grande só por mérito próprio (coisa que não questiono, dada a sua grandeza histórica), ou se pelo contrario foi grande e continua a ser agigantado pela comunicação social.

Bom fim-de-semana.


P.S.- Já sei que apesar do pedido de imparcialidade o amigo João Paulo (MaréBaixa) vai ficar zangado comigo, assim mando-lhe um abraço antecipado para amenizar a coisa.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu não sou Sportinguista nem Benfiquista, mas penso que será pelo ranking, em que o Benfica está em 23.º(?) dos melhores e o Sporting na 43.º(?) Posição.
será?
O João Paulo explica.
hehehe

Buda Verde disse...

não entendo nada de futebol, nem do brasil eu sei, imagina de portugal.

abraço.

Anónimo disse...

Um pouco de Maslow talvez ajude...

...porque tem tanto de ilógico nascer em CM e “torcer”por um clube grande de Lisboa...

... Como ser português e combater no Afeganistão para ”libertar” o seu povo...

Esta racionalidade lógica do poder, transporta-nos á irracionalidade ...

Mas não deixa de ser uma vitória dum clube “português”, com golos dum jogador “brasileiro”...

Eu diria que é... o mundo, é o mundo !!!

E... parabéns.

Continua por aqui...

... porque além de ti, da Srª. D. Júlia do Gambozino, e a espaços o João, é o deserto...

Não sei . Quem sabe !!!???

JPS disse...

Zangado eu? Até estou com um sorriso de orelha a orelha :))))
A resposta à tua pergunta é simples: somos 6 milhões (no mundo inteiro):)))
Agora a sério, o nome/imagem Benfica vende, o resto não. É um típico caso de marca de sucesso.

Henrik disse...

Meu caro, sou Benfiquista e tenho (bizarramente) uma costelazinha de Sportinguista. Fiquei contentíssimo pelo Sporting ter ganho (3.º golo do Liedson é admirável) e também pelo Benfica ter ganho. Em primeiro lugar, Benfica esgota jornais como nenhum clube em Portugal, não sou eu que o digo, os jornais comprovam-no com as tiragens. Isso implica que um clube que, teoricamente, emociona mais gente cative mais a atenção dos jornais visto que seu objectivo é lucrar. Há um erro quanto à importância do Hereenveen, o Hereenveen é uma equipa que ainda não causou burburinho no futebol internacional, por outro lado, a equipa que o Benfica defrontou o ano passado, empatou com a Juventus na liga dos campeões e fez a vida negra ao Real Madrid. Mais difícil foi tarefa do Nacional que jogou com o Werder Bremen, uma equipa com muitos mais trunfos que o Nacional.
A imparcialidade jornalística é um mito porque implica um conflito brutal entre a necessidade de informar e a necessidade de vender, e nos últimos anos é notório que a necessidade de vender é muito mais apelativa que a necessidade de informar. E isso comprovava-se no jornal de 6.ª da Manuela Moura Guedes.
Uma última nota: antes do jogo do Benfica a noticia da vitória do Sporting foi amplamente noticiada, eu sei pois eu vi em vários jornais televisivos. Como o jogo do Benfica acabou às 22horas, do ponto de vista editorial, há uma maior probabilidade de haver pessoas que não soubessem o resultado do jogo hoje de manhã do que no caso do Sporting, precisamente porque o Sporting jogou à tarde. Se pensar com calma vai ver que o único elitismo que houve (e há) foi a necessidade de vender notícias.

Zé Camões disse...

O Henrik ao seu bom estilo, obrigado; ao Sr. João Paulo que se portou bem comigo e a ti anónimo que és sempre interessante e perspicaz, devo dizer que têm todos razão. Mas anónimo disseste uma coisa bem curiosa, “é o Mundo”, realmente é-o e quer queiramos quer não cada vez mais global, o bem de uns neste caso é o mal de outros. O futebol é o exemplo paradigmático dessa globalidade, cada vez mais os jogadores não têm nacionalidade, facto que a mim não me importa.
Ainda para ti (anónimo), tenho lido vários comentários teus na blogosfera e sinto-te uma pessoa bastante interessante, sábia, não só empiricamente mas muitas vezes, também, eruditamente. Deixa que te faça uma pergunta. Se és uma pessoa com tais qualidades, dizes que a blogosfera local é como que um “lavar roupa” (exceptuando alguns espaços como o meu, o do João Paulo e outros poucos), nunca pensaste criar um Blog?
Eu gostava imenso de ver qualquer coisa tua, isso claro para lá dos comentários que nos deixas, quais são os teus gostos? Porquê nunca criaste um Nick, mesmo que fosse só para comentar de um lado para o outro?

Obrigado a todos.

bela lugosi`s dead (F.JSAL) disse...

Sou Sporting forever (não esquecendo a finitude que nos transcende) , com ou sem Paulo Bento e como todos sabemos o Benfica tem habitualmente problemas com a matemática, que atingiu o apogeu com Vale e Azevedo, tendo por trás o quase eterno mito dos 6 milhões de adeptos, contando com os três Vietenamitas apontados num estudo realizado acerca da questão. Conclusão, todos sabemos que quem tem 7 milhões de adeptos é o Sporting, verdade incontestável, incontornável e outras coisas mais começadas por "in", seja para quem percebe, seja para quem não percebe de bola, seja aqui ou no Brasil ou até no Vietename onde existem 3 fervorosos benfiquistas. Viva o Mantorras!!