sexta-feira, 17 de abril de 2009

Donnie Darko


Foi um dos filmes mais estranhos que já vi e confesso que fiquei sem saber se o “bendito” Donnie era esquizofrénico, se era realmente alguém especial, se era sei lá…
O filme trata de um jovem, Donnie Darko, que numa noite é acordado do seu sono por uma figura grotesca, um coelho gigante e demoníaco, Donnie é levado para um campo de golf, é lá que acorda no dia seguinte e fica a saber que na noite anterior um motor de um avião cai sobre o seu quarto.
Após esse acontecimento uma panóplia de eventualidades é desencadeada e Donnie Darko segue friamente as indicações do coelho gigante – é um pouco difícil descrever sinteticamente o que se segue, resta mesmo verem o filme.
Acreditem que: ou gostam muito ou não gostam nada, sei que pode parecer estúpido um filme que tem como uma das personagens um coelho demoníaco, mas acreditem que depois verão o sentido apesar de nada fazer sentido neste filme:)
Bom fim-de-semana.

Donnie Darko
Realizado por Richard Kelly
EUA, 2001 Cor – 113 min.
Com: Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Drew Barrymore, James Duval, Beth Grant, Maggie Gyllenhaal, Mary McDonnell, Holmes Osborne, Katharine Ross, Patrick Swayze

7 comentários:

Henrik disse...

Comprei esse filme há anos. Não, Donnie darko não é esquizofrénico, sim o filme só é compreensível à segunda vez, no ano em que o vi, salvo erro 2002/03, vi-o literalmente duas vezes seguidas. O filme segue uma teoria alternativa dos mundos possíveis, abordada tanto em física como em filosofia da lógica, e todo o filme se baseia na noção de viagem temporal e na transposição da linearidade do tempo. Donnie Darko vê-se confrontado com um dilema: a sua vida está num contínuo repetir de situações, literalmente a repetir um mesmo espaço-tempo continuamente e o filme começa precisamente onde acaba, há uma circularidade no filme, todavia Darko apercebe-se de que há um modo de quebrar essa circularidade e é por essa razão que ele se encontra a rir no desfecho do filme. Tal como numa tragédia grega ele percebe qual tem que ser o desfecho...mais não desvendo...mas isto é ponto assente para quem tem a versão de coleccionador como é o meu caso...abraço.
P.S. O filme segue a linha do "12 macacos" com Bruce Willis e Brad Pitt e mais uns quantos...

Anónimo disse...

Não vi ainda, mas fiquei curioso. Obrigado pela sugestão para este fim de semana chuvoso.

Vasco Pereita disse...

Caro amigo

Se estiveres por cá, aparece pela igreja do Convento no domingo, dia 19 de Abril. Ficaria muito agradecido e contente.
Obrigado pelo abraço e outro para ti.
Com amizade,
Vasco Pereira

agil disse...

parece que já explicaram...

Vasco Pereira disse...

Deixei-te uma resposta no meu blogue. Isto promete, meu caro amigo. Tu dás "luta". Eras assim na escola comigo?
Ainda um dia vais ter que tirar a "máscara" e dar a cara. Pelo menos só para mim.
Um grande abraço, caro amigo

luis lourenço disse...

ainda não vi o filme...mas me interessam essas perspectivas de viajar no tempo astral.

um abraço e bm fim de semana.

véu de maya

Zé Camões disse...

Obrigado a todos, especialmente a ti meu caro Henrik...sempre sábio.