quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Corte do Norte

Não sou suficientemente abreviado para poder resumir este fantástico filme, por isso “roubei” a sinopse do CineCartaz, saliento apenas que não é destinado a todos os públicos, apesar de todos os públicos serem capazes de reconhecer que é um grande filme de um realizador português, mesmo que só valorizem um único aspecto, fotografia, banda sonora, argumento, guarda roupa.
Ah! Ontem na apresentação do filme estava o realizador João Botelho, que loucamente fez uma síntese do mesmo de tudo o que ele disse o que mais registei foi sobre a sua concepção do cinema, “O cinema é um conjunto de luz e de sombra onde os humanos andam perdidos no ecrã”.


Título original: A Corte do Norte
Género: Romance
Classificacao: M/16
POR, 2008, Cores, 122 min.
Sinopse


Esta é a história de Emília de Sousa, a maior actriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. XIX, que abandonou por uns anos a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na baronesa Madalena do Mar. Tão bela quanto Sissi, a imperatriz da Áustria, com quem conviveu no Inverno de 1860/61, decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Ana Moreira, a protagonista, interpreta Sissi e as mulheres das quatro gerações da família: Rosalina/Emília, Águeda e Rosamund. Realizado por João Botelho e adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, o filme retoma um projecto antigo do malogrado realizador José Álvaro Morais (1943-2004).













1 comentário:

Zé Camões disse...

Desculpe a frca apresentação mas a net está a dar-me um erro e não me deixa compactar o texto.
Cumprimentos a todos.