quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Caros Escravos

“Sujos, porcos, cabrões”, como diria o meu avô.
Neste momento terei de fazer minhas estas “sábias palavras”, contra aos chulos que pretendiam fazer de nós escravos, ao acrescentarem 25 horas ao nosso horário semanal.
Actualmente já não temos tempo para nada, negligenciamos amigos, família, lazer, ver um bom filme, atrevo-me a dizer que nem os nossos próprios problemas podemos resolver por falta de tempo.
Se queremos ir ao banco, quando vamos? Se queremos ir aos correios, quando vamos? Se por acaso queremos ir ao município ou registo civil, quando vamos? E que me dizem das oficinas de mecânica, quando vamos?
Não podemos resolver os nossos assuntos pessoais, os serviços não são compatíveis com a maioria dos nossos horários, a vida é feita a correr principalmente no período pós laboral, mas como se não bastasse ainda nos iam mimosear com mais 25 horas semanais.
É uma vergonha o que nos andam a fazer, qualquer dia o mundo não pára, o calendário conta e volta a contar, deixará de haver noite para a terra descansar, isto é, o dia cola à noite e o homem é completamente esquecido.
Tem de haver união, se dividirmos 65 horas por 5 dias, obtemos 13 horas por dia, se tivermos em conta que actualmente trabalhamos uma media de 8 horas por dia, estas 13 horas que um trabalhador iria fazer, criavam quase 2 postos de trabalho, consentrados apenas num, ou seja mais desemprego.
É incompreensível, o mundo está à beira do colapso, a passar por uma crise financeira como nunca se viu e ainda por cima os valores do homem são completamente espezinhados.
Por favor não permitam que façam de vós um objecto, muito menos permitam que vos transforme em carro, monta-cargas, tractor ou picareta.



Cumprimentos.

3 comentários:

Três horas da manhã disse...

Isto era uma proposta para agravar ainda mais a crise!

Aqui está, mais uma prova que o Mundo anda para trás.

A culpa não é tanto do Capitalismo, mas sim da Globalização, cujo modelo organizou um mundo novo, do qual já não é previsível.

Pq digo isto? pode parecer que nada tem a ver... eu pergunto, qual o país onde trabalham que nem cães?

Eu respondo, China.

Cumps

Henrik disse...

É um triste axioma mas enquanto tivermos de trabalhar para viver nunca seremos livres. Trabalhar para viver que frase mais elucidativa. Uma vez escrevi que não há coisa mais cruel do que essa ideia de ter que 'trabalhar para viver'. Não basta viver, há que merecer viver! E essa ideia é tão enraizada que nos parece adequada e prudente, mas não é! Globalismo, Socialismo, Capitalismo, meus caros faces da mesma moeda. Para haver uma organização à escala mundial tem que se globalizar, para tal tem que se capitalizar e aqui surgem os enganos, o comunismo visto por Marx não negava a necessidade de uma economia pois é precisamente nos manuscritos económico-filosóficos que ele explora as suas teses mais conhecidas. O problema já muito visto mas recentemente ignorado é precisamente da desigualdade económica, essa desigualdade surge de ausência de reguladores económicos e por haver uma aversão a essa regulação (há quem diga que começa aí a ditadura, pois claro: e assim mantém-se a anarquia). O mundo não anda para trás para isso teria que ter andado para a frente!

JPS disse...

Não quero ser pessimista, mas parece-me que estamos à beira de qualquer coisa de muito ruim...